12 maio, 2021

(aula) Cinema e Cinema Expandido com a Wayback Sound Machine: Práticas para fazer soar o tempo, o espaço e o lugar

 (aula)

Cinema e Cinema Expandido com a Wayback Sound Machine: Práticas para fazer soar o tempo, o espaço e o lugar

(com Maile Colbert)

3 de Maio
2021


Maile Colbert

A história começa assim: há uns anos, quando estava a trabalhar num projecto na Cornualha, caminhava por um um dos troços menos conhecidos do Caminho de Santiago, chamado St. Michael’s Way, um antigo trilho de peregrinos semi-coberto pelo tempo e pelos seus artefactos. A meio do caminho, no topo da colina, o vento trouxe até mim pedaços sonoros do dia-a-dia das vilas em redor - velha linguagem e novas ferramentas, cantos de pássaros a chamar por outros há muito desaparecidos, sinos de igreja de metal e electrónicos. Comecei a sonhar com uma máquina do tempo para o som. E se, ao andar por este caminho, pudesse ouvir o tempo a voltar para trás - ouvir como tudo teria soado então? O que poderia retirar dessa experiência; o que teria ela a oferecer? Se a sensorialidade é essencial para uma experiência incorporada, como podemos criar um passado sensorial no presente?

Desde então, o meu trabalho explora várias formas artísticas e textuais de, e sobre, o som do passado - assim como o design e composição de som para o passado - para considerar que conhecimentos e aplicações podem ganhar-se desse conceito, particularmente dentro de uma cultura e de uma história cultural em que a visualidade predomina na mediação da nossa percepção do mundo, numa hierarquia sensorial segregada. Este trabalho propõe que a relação entre a nossa paisagem sonora e o design de som podem dar-nos informações-chave acerca de como ouvimos, o que procuramos ouvir, e o que aí podemos aprender. Procura mostrar que esta informação traz benefícios e pode dar contributos para muitas disciplinas - incluindo a arte e o cinema, os estudos de arquivos, a etnografia e a ecologia.


Maile Colbert é artista multimédia e educadora, trabalhando há vinte anos com som e imagem em movimento. Actualmente, é doutoranda em Estudos Artísticos, com especialização em estudos do som, design de som e ecologia de paisagens sonoras, na FCSH - Universidade Nova de Lisboa, com uma bolsa da FCT. Estudou no Studio for Interrelated Media do Massachusetts College of Art (BFA) e no programa Integrated Media/Film and Video (MFA), do California Institute of the Arts. Actualmente, trabalha no projecto artístico e de investigação Waywack Sound Machine: Sound through Time, Space, and Place. Contribuiu de forma regular para a revista de estudos de som Sounding Out, e é, actualmente, editora da revista Sonic Field. Tem tido a sorte de apresentar o seu trabalho por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário