21 abril, 2021

(aula) Cinema e poder (primeira aula)

(aula)

Cinema e poder

(primeira aula)

16 de Abril
2021


frame de Tombée de nuit sur Shangai (Chantal Akerman, 2007)

Nesta sessão, na qual inaugurámos uma sequência de aulas dedicadas ao Cinema e Poder, partimos do visionamento de Tombée de nuit sur Shangai (link do filme aqui), de Chantal Akerman. Em 2007, a cineasta belga aceitou o convite lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian para se juntar a outros realizadores (Apichatpong Weerasethakul, Vicente Ferraz, Wang Bing, Pedro Costa e Ayisha Abraham) na composição de um filme colectivo, dividido em seis curtas-metragens independentes, intitulado O Estado do Mundo (informações sobre o filme aqui). Mas o que no título devia servir como motivo temático ou ponto de partida genérico, Akerman levou à letra ao fazer do assunto a sua matéria, procurando - ou permitindo-nos - reconfigurar a emblemática pergunta de André Bazin (O que é o cinema?) nos termos necessários do séc. XXI: o que pode o cinema neste nosso novo mundo?

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